quarta-feira, 9 de setembro de 2015

KARIN REITER EXPÕE NA MAISON BACCARAT

A designer de joias Karin Reiter é uma das convidadas da Mostra de Joalheria Contemporânea, que acontece  de 11 de setembro a 01 de outubro na Maison Baccarat, em São Paulo.

Para a exposição, Karin selecionou suas peças exclusivas da coleção “Escher by Art Unlimited”, inspiradas na obra do artista gráfico Maurits Cornelis Escher - Karin é a única brasileira oficialmente autorizada a criar os acessórios inspirados em elementos do universo do artista holandês.

Ao todo são nove linhas que trazem motivos icônicos do trabalho de Escher em peças confeccionadas em prata e ouro. As metamorfoses e efeitos de ilusão de ótica aparecem em joias com planos bi ou tridimensionais, recriando figuras intrigantes com representações reais ou distorcidas feitas pelo mestre considerado matemático geométrico.

Os anjos e demônios, principais figuras da obra Limite Circular IV, aparecem como detalhes em brincos, pingentes e abotoaduras. A tira da casca de laranja de “Casca” foi transformada em colares e braceletes de textura irregular e rústica, como se corroída pelo tempo. De “Metamorfose II”, as abelhas, peixes e pássaros povoam brincos e pingentes, enquanto braceletes com recortes reproduzem os ladrilhos presentes nessa sequência. O entrelaçamento infinito de “Nós” deu forma aos pingentes, colares, anéis e brincos, ora aberto, ora fechado, estilizado, e em diferentes tamanhos. As escadas com figuras masculinas que sobem e descem,  de “Relatividade”,  estão em diferentes versões de brincos e pingentes, com contorno cheio, com ou sem volume. De “Fita de Moibius II”, a designer utilizou a base da fita em diversas versões – lisa, quadriculada, aberta, larga ou fina - com ou sem as nove formigas da obra original. As fitas de “Esfera Espiral”, que ligam o Polo Norte ao Polo Sul, percorrendo um caminho infinito, deram forma aos brincos, colares e anéis. O ladrilhamento e as salamandras de “Cada vez Menor” aparecem em anéis, brincos e pingentes. Contagiada pelo trabalho do artista, Karin fez um versão híbrida de “Relatividade” e “Fita de Moebius II”, criando uma pulseira quadrada, que representa os planos divisórios utilizados pelo artista, com uma quina em forma de escada e uma formiga gigante descansando no topo.

A maior parte das peças Karin Reiter “Escher by Art Unlimited” poderá ser conferida na Maison Baccarat. O vernissage, para convidados, acontece no dia 10 de setembro, das 18h30 às 20h30.

Serviço
Karin Reiter expõe na Mostra de Joalheria Contemporânea
Vernissage: 10/9, das 18h30 às 20h30
Exposição: de 11/9 a 01/10
Horário: das 11h às 19h – aos sábados, das 11h às 14h
Local: Maison Baccarat

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 690






Nenhum comentário:

Postar um comentário