sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Karin Reiter se inspira em Escher by Art Unlimited

Por: Milton M. Filho

“Nas minhas gravuras tento mostrar que vivemos em um mundo belo e ordenado, e não em um caos sem regras... Não consigo deixar de brincar com nossas certezas estabelecidas. Tenho grande prazer, por exemplo, em confundir deliberadamente a segunda e a terceira dimensões, plana e espacial, e ignorar a gravidade.“ M. C. Escher 

As construções impossíveis e os símbolos presentes na obra do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, serviram de inspiração para a designer de joias Karin Reiter criar a coleção exclusiva inspirada em Escher by Art Unlimited. 

A parceria reforça a identidade do trabalho realizado pela designer, que tem uma relação estreita com arte e design, quer seja por suas criações que vão além de itens de moda, como por iniciar sua carreira focada nas lojas de museus como o Museu de Artes Brasileiras (MAB/FAAP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e Instituo Tomie Othake, entre outras. “Fazer essa coleção mescla uma sensação de êxtase e reconhecimento, por ter a oportunidade de conhecer a obra de Escher mais a fundo e fazer parte desse projeto”, comenta Karin. 

A convite da Art Unlimited - empresa brasileira reconhecida internacionalmente pela excelência na concepção e gestão de projetos de arte, entretenimento e sustentabilidade - após curadoria criteriosa, Karin é a única brasileira oficial autorizada a criar os acessórios inspirados em elementos do universo do artista holandês. A iniciativa acompanha a exposição Experiência Escher, em cartaz no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a partir de outubro, que traz o melhor da exposição mais visitada do mundo no ano de 2011. A linha será comercializada na loja Escher Shop, anexa à mostra, onde estarão à venda itens produzidos sob licença oficial da Fundação do artista, na Holanda. “Acreditamos que esse é mais um caminho para levar arte e cultura às pessoas. Da mesma maneira que é possível ir a uma exposição e conhecer os trabalhos de um artista, ao adquirir um produto estilizado, a pessoa também pode, a partir daí, aprofundar seu interesse sobre o artista, ampliando assim seu universo cultural”, comenta Karen Rozenbaum, da Art Unlimited. 

Ao todo são nove linhas que trazem motivos icônicos do trabalho de Escher em peças confeccionadas em prata e ouro. As metamorfoses e efeitos de ilusão de ótica aparecem em joias com planos bi ou tridimensionais, recriando figuras intrigantes com representações reais ou distorcidas feitas pelo mestre considerado matemático geométrico. 

Os anjos e demônios, principais figuras da obra Limite Circular IV, aparecem como detalhes em brincos, pingentes e abotoaduras. A tira da casca de laranja de Casca foi transformada em colares e braceletes de textura irregular e rústica, como se corroída pelo tempo. De Metamorfose II, as abelhas, peixes e pássaros povoam brincos e pingentes, enquanto braceletes com recortes reproduzem os ladrilhos presentes nessa sequência. O entrelaçamento infinito de Nós deu forma aos pingentes, colares, anéis e brincos, ora aberto, ora fechado, estilizado, e em diferentes tamanhos. As escadas com figuras masculinas que sobem e descem de Relatividade estão em diferentes versões de brincos e pingentes, com contorno cheio, com ou sem volume. De Fita de Moibius II, a designer utilizou a base da fita em diversas versões – lisa, quadriculada, aberta, larga ou fina - com ou sem as nove formigas da obra original. As fitas de Esfera Espiral, que ligam o Polo Norte ao Polo Sul, percorrendo um caminho infinito, deram forma aos brincos, colares e anéis. O ladrilhamento e as salamandras de Cada vez Menor aparecem em anéis, brincos e pingentes. Contagiada pelo trabalho do artista, Karin fez um versão híbrida de Relatividade e Fita de Moebius II, criando uma pulseira quadrada, que representa os planos divisórios utilizados pelo artista, com uma quina em forma de escada e uma formiga gigante descansando no topo. 

“Mergulhar no universo de Escher foi uma experiência fantástica, no sentido verdadeiro da palavra. Cheguei a sonhar que estava interagindo com as obras. Durante a sessão de fotos para a campanha, tive a mesma sensação de quando visitei a exposição dele pela primeira vez - a cada mudança de ângulo a peça se transformava, parecia ser outra joia. A ilusão de ótica presente em sua obra sempre me surpreende, mesmo depois destes meses todos olhando e analisando cada centímetro de seu trabalho”, conta a designer. 

SERVIÇO: 
Karin Reiter se inspira em Escher by Art Unlimited 
Exposição Experiência Escher 
Shopping JK Iguatemi – São Paulo: de 25 de outubro a 23 de novembro/14 
Instagram: @karinreiterjoias




Mais informações para a imprensa: 
DUO PRESS 11. 3896 3416 
Jornalismo: Milton M. Filho - milton@duopress.com.br 
Produção de moda: Rick Salgado – rick@duopress.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário