QUANDO AS MULHERES GANHARAM A
PRIMEIRA CALÇA JEANS...
Levi’s® comemora 80 anos da peça que
mudou o estilo feminino
Há 80 anos a Levi’s® assumiu um risco que mudou para sempre o rumo da
moda feminina. No outono de 1934 a marca apresentou o Lady Levi’s® Jeans, o
primeiro jeans do mundo feito exclusivamente para mulheres. Criado
originalmente como roupa de trabalho masculina, os jeans são, hoje, uma peça
fashion essencial em todo mundo, com o jeanswear feminino abrindo o caminho nas
tendências denim de cada temporada.
Lady Levi’s® foi desenvolvida para as mulheres do oeste americano, que
começaram a usar os jeans Levi’s® masculinos em ranchos e fazendas, e para as
mulheres que estavam de férias no que era o destino preferido daquela época: os
dude ranches. Logo em seguida os jeans tornaram-se uma tendência popular para
mulheres da costa leste e apareceram em uma matéria da Vogue sobre dude
ranching.
“A decisão da Levi Strauss & Co. de criar uma linha de jeans
femininos foi muito moderna naquela época”, conta Lynn Downey, historiadora da
marca. “Calças ainda não eram uma parte aceitável do guarda-roupa feminino,
ainda mais um estilo de calça considerado roupa de trabalho masculina. A linha
Lady Levi’s® ofereceu às mulheres mais modernas uma nova ideia de liberdade e,
apesar dessa nova liberdade ter começado no Oeste, ela eventualmente se tornou
um fenômeno nacional”, complementa a historiadora.
Os jeans femininos evoluíram substancialmente durante esses 80 anos, mas, em sua essência, os jeans femininos
de hoje têm sua inspiração nas primeiras calças. Os estilos atuais mais
populares são interpretações de estilos ousados e progressivos que se tornaram
populares pela primeira vez nos anos 1930. As mulheres que vestem jeans hoje
são tão sexies, confiantes e imbatíveis quanto as pioneiras que usaram os jeans
Lady Levi’s® pela primeira vez.
A evolução
Antes de 1934
As mulheres no oeste começaram a usar os jeans Levi’s® 501® de seus
maridos ou irmãos, o jeans original criado pela primeira vez em 1873. Essas
calças eram suficientemente resistentes para aguentar a vida pesada de um
rancheiro. Os jeans Levi’s® 501® originais usados pelas mulheres eram uma
prévia do popular jeans “Boyfriend” usado atualmente.
1934
O primeiro jeans feminino Lady Levi’s® foi criado. Marcado com o
número de lote 701 para distingui-los dos jeans masculinos (Lote 501), as
calças originais eram destinadas às mulheres que trabalhavam em ranchos e eram
vendidos em vários estados do oeste.
Anos 1930 e 1940
As vendas de jeans femininos começaram a decolar devido a crescente
popularidade dos dude ranches. As lojas de departamento de luxo Best & Co.
e H. Kauffman & Sons Saddlery Company ofereciam os jeans Levi’s® para
atender essa nova demanda.
Anos 1950
Os jeans Lady Levi’s® são vendidos em toda a extensão dos EUA junto
com os jeans Levi’s® 501® e a clássica denim jacket. Os jeans femininos também
passam a ter fechos com botões ao invés de zíper.
Anos 1960
No meio de uma revolução cultural tumultuada, o denim se torna uma
peça básica nos guarda-roupas femininos. O jeans surge como um ícone da
rebelião que é adotado por homens e mulheres. A marca apresenta um jeans de
caimento mais justo – o precursor do jeans Skinny moderno. Os jeans stretch
femininos tornam-se populares entre as adolescentes.
Anos 1970
A linha de jeans femininos Levi’s® oferece uma variedade de fits
fashion, incluindo os jeans “full” e “straight” leg, e os “jeans cuffs.” Flares
e bocas-de-sino também se tornam estilos populares.
Anos 1980
A Levi’s® apresenta o famoso
jeans 501® para mulheres, em 1981. A marca introduz a estonagem nos jeans
femininos apenas dois anos depois, em 1983.
Anos 1990
A Levi’s® oferece uma série de jeans premium e continua a produzir uma
ampla variedade de jeans – incluindo os Slim Fits 501®, 550™, 512™.
2002
A Levi’s® lança o Super Low
jeans feminino, direcionando a tendência para novas alturas.
2010
A Levi’s® define um novo padrão para fit com o lançamento do Levi’s®
Curve ID.
2013
A Levi’s lança os jeans Levi’s® Revel™ – uma linha inovadora que
oferece Tecnologia Liquid Shaping de patente pendente, técnicas de design de
ponta, tudo em um fit trabalhado que ajuda as mulheres a se sentirem da melhor
forma todos os dias.
Hoje
Celebrando 80 anos de liderança em denim, a Levi’s® continua a ser a
maior vendedora de jeans femininos e continua a oferecer os melhores estilos
para esta temporada e para as férias, incluindo a inovadora linha Levi’s®
Revel™, uma coleção de skinnies, e o icônico 501®.
Mais informações para a imprensa:
DUO PRESS
11. 3896
3416
Jornalismo:
Fátima Lopez - fatima@duopress.com.br
Produção de
moda: Rick Salgado – rick@duopress.com.br
www.duopress.com.br
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